Estrutura
Curricular
Nível de Ensino
|
Disciplina
|
Tema
|
Ensino Fundamental
|
Língua Portuguesa
|
Aspectos gramaticais
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar o verbo em um
texto. Dar a sua conjugação. Identificar os tempos verbais.
Produzir um texto em que o verbo seja usado para descrever ações
cotidianas.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há a
necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e
recursos da aula
- Utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
- Atividades realizadas em grupo ou dupla;
- Uso do data show;
- Vídeo da música Todos Os Verbos de Zélia Duncan;
- Slides sobre verbos;
- Exercícios gramaticais.
Recursos
Complementares
Exibição de slides
em Power Point (Explicação sobre verbos)
Aula 1
Atividade 1-
atividade em grupo
Motivação
O professor dispõe a
sala em círculo para fazer uma brincadeira. Explica para os alunos
que a brincadeira consiste em dizer uma frase iniciada com uma
palavra de ação, sobre coisas que ele gosta de fazer no seu
dia-a-dia. Explica ainda que as palavras ditas não podem ser
repetidas por outro colega. O professor inicia, exemplificando:
Professor:
Assisto televisão
Aluno:
E assim
sucessivamente, até chegar ao último aluno.
Atividade 2
O professor lista os
verbos no quadro, na sua forma infinitiva, pedindo aos alunos que
repitam os ditos por eles.
Aula 2
Atividade 1
Laboratório de Informática (em dupla)
ou exibição em datashow
Os alunos assistem ao
vídeo da música “Todos Os Verbos” de Zélia Duncan, disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=LbfXvvc3oe0
O professor também poderá exibir em datashow. Em seguida,
distribui cópias da letra para os alunos cantarem.
Segue a letra
Errar é útil
Sofrer é chato
Chorar é triste
Sorrir é rápido
Não ver é fácil
Trair é tátil
Olhar é móvel
Falar é mágico
Calar é tático
Desfazer é árduo
Esperar é sábio
Refazer é ótimo
Amar é profundo
E nele sempre cabem de
vez
Todos os verbos do
mundo
E nele sempre cabem de
vez
Abraçar é quente
Beijar é chama
Pensar é ser humano
Fantasiar também
Nascer é dar partida
Viver é ser alguém
Saudade é despedida
Morrer um dia vem
Mas amar é profundo
E nele sempre cabem de
vez
Todos os verbos do
mundo
E nele sempre cabem de
vez
Atividade 2
Exercício escrito no caderno
Os alunos devem:
I - Retirar da letra da música as
palavras que expressam ações (verbos).
Aula 3
Atividade 1
Exibição em power point sobre Verbo
(conceito, conjugação e tempo verbal)
Atividade 2
Exercícios apresentados em slide. (O
aluno responde em seu caderno)
Atividade 3
O professor prepara
pedaços de papel, cada um com um verbo e divide a sala em dois ou
três grupos. Cada grupo escolhe um participante que deverá
representar o verbo para que o seu grupo adivinhe. O grupo que tiver
maior número de acertos é o vencedor.
Aula 4
Atividade 1
Exercícios gramaticais fotocopiados
Leia
este texto:
a- Dos verbos destacados nesse texto, quais indicam:
- estado?
- ação?
b-
Identifique no texto uma locução verbal.
2- Identifique
o tempo (presente, pretérito ou futuro) em que estão as formas
verbais destacadas neste texto:
Atividade 2
Produção Textual
O professor propõe aos
alunos que, seguindo o modelo da música, escrevam um texto, usando
somente verbos para descrever suas ações cotidianas.
Avaliação
O professor verificará
se os alunos reconheceram o verbo na canção, souberam dar a sua
conjugação, tempo verbal, corretamente nos exercícios gramaticais
e os empregaram corretamente na produção textual.
Maravilha de Plano! Simples e dinâmico.
ResponderExcluirGabarito
ResponderExcluir