terça-feira, 4 de setembro de 2012

PROJETO: “LEITURA NA ESCOLA”

Nível de Ensino: Ensino Fundamental

Disciplina: Língua Portuguesa

Tema: “Ler é crescer, aprender, é ter o mundo em suas próprias mãos”


PROBLEMATIZAÇÂO:

               
                Por que lemos tão pouco?


JUSTIFICATIVA:
   
                 Sabemos que a linguagem é ao mesmo tempo um conhecimento a ser adquirido e um instrumento de aquisição de novos conhecimentos. Ela apresenta uma riqueza de formas de expressão que não abrange somente o estudo da língua materna. Nesta era de informação uma das grandes competências a ser desenvolvida é o domínio das linguagens, que vai muito além do que estudar sobre a oralidade e a forma escrita da Língua Portuguesa. No Ensino Fundamental, o ensino aprendizagem da linguagem deve partir da vivência dos alunos, do repertório linguístico que possuem, da cultura que carregam em sua expectativa de vida e das várias utilidades que podem fazer desse instrumento, aprendendo a formular hipóteses e aperfeiçoá-las, aumento progressivamente o uso da linguagem, agilizando a organização das ideias e a interpretação do que é lido, desenvolvendo o gosto pela leitura e sentindo-se parte do mundo através da informação, da pesquisa e investigação, da diversão e lazer, da revista, etc. Ensinar a ler e escrever são antes de tudo lembrar que a língua está viva, e que precisa ser aprendida como conhecimento e como instrumento de aprender mais.

META:
                 Incentivar e conscientizar os educandos da importância do ato de ler, levando-nos à criatividade e realização pessoal e social.

OBJETIVOS:
·         Desenvolver a habilidade e o prazer pela leitura;
·         Incentivar a leitura como meio de crescimento e formação do indivíduo;
·         Permitir aos educandos o acesso ao mundo da leitura;
·         Estimular o hábito de ler.

DESENVOLVIMENTO:


                O projeto é realizado durante todo o ano letivo, sendo que a cada bimestre os alunos escolhem um livro para ler uma vez por semana durante a aula de Língua Portuguesa. No final de cada bimestre os alunos fazem uma análise literária sobre o livro e apresentam para a classe.

AVALIAÇÃO:
               Ao final de cada bimestre o professor faz a avaliação do trabalho desenvolvido por meio da apreciação das apresentações.


Um comentário: